Obra na Escola Irmãos Andradas é autorizada após meses de espera e inicia amanhã
- 12/05/2025
- 0 Comentário(s)
Após meses de mobilização por parte da comunidade escolar, o governo do Estado autorizou, na última quarta-feira (7), o início das obras de recuperação da cobertura da Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmãos Andradas, em Canguçu. O investimento será de R$ 112 mil, com execução da Cetus Construtora e supervisão da Secretaria de Obras Públicas. O prazo para conclusão é de 30 dias.
A ação faz parte do sistema de Contratação Simplificada, mecanismo criado para agilizar reformas em prédios públicos e reduzir a espera por melhorias urgentes, como esta.
A Rádio Cultura acompanha a situação da escola desde 11 de março, quando transmitiu ao vivo a mobilização da comunidade. A estrutura da instituição está comprometida desde o final de setembro de 2023, o que obrigou a adaptação de espaços como sala dos professores, refeitório e biblioteca para funcionar como salas de aula. Enquanto isso, os professores têm utilizado o corredor da escola para realizar seus trabalhos e refeições.
No programa Show da Manhã desta segunda-feira (12), o diretor José Vargas celebrou a boa notícia, após quase oito meses de espera e o rompimento com duas empresas que anteriormente haviam sido designadas para a obra. Segundo ele, as obras devem começar nesta terça-feira (13).
Vargas também destacou a possibilidade de realocar parte das turmas em três salas da Etec, enquanto as reformas acontecem. A proposta foi analisada pela Coordenadoria de Educação e aguarda agora a aprovação do Conselho Escolar e do Conselho dos Pais e Mestres para viabilizar o processo de locação.
A Escola Irmãos Andradas possui dez salas de aula, além de uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Três dessas salas seguem interditadas. A expectativa é que a obra, tão aguardada por alunos, pais e professores, traga mais segurança e melhores condições para a retomada plena das atividades escolares.