Mulher é presa em Porto Alegre por maus-tratos aos animais

  • 06/03/2024
  • 0 Comentário(s)

Mulher é presa em Porto Alegre por maus-tratos aos animais

Uma mulher de 23 anos foi presa na tarde desta terça-feira (5), em ação integrada de combate ao crime de maus-tratos aos animais em Porto Alegre. A ofensiva, realizada no bairro Farrapos, mobilizou servidores da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), Gabinete da Causa Animal (GCA) e efetivo da 5ª Delegacia de Polícia Civil.

A suspeita foi denunciada pelo serviço 156 da prefeitura da cidade, dando conta de que ela era a tutora de dois cães com suspeita de cinomose. Os animais que não recebiam o tratamento adequado foram resgatados após a constatação de sintomas como tremores, vômito e diarreia.

A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cães causada por um vírus. Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10, V11 ou V12).

Nos estágios iniciais da doença, um sintoma bastante comum é a diarreia. Em um estágio um pouco mais avançado da doença, o sistema respiratório é acometido, sendo observadas secreções normalmente amareladas e densas saindo pelo nariz e região dos olhos.

Na fase mais tardia da doença, acontece o acometimento do sistema nervoso central, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões.

“Toda a ação foi acompanhada por uma médica veterinária da prefeitura. No local, constatamos que o ambiente onde os cães permaneciam estava bastante sujo. Os animais dividiam o espaço com caixotes de madeira e outros resíduos”, afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.

“Os animais deverão passar por avaliação de saúde e, após castração, serão disponibilizados para adoção responsável”, complementa a secretária municipal da Causa Animal, Patrícia Martins.

A investigada foi conduzida à delegacia para a efetivação da prisão. Os cães foram levados à Unidade de Saúde Animal Vitória (USAV) para tratamento.

Denúncias

A população pode auxiliar no trabalho denunciando pelo telefone 156 ou no aplicativo 156+POA. A central funciona 24 horas por dia, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), e aceita ligações anônimas.

Fonte: Foto: Divulgação/PMPA, Redação O Sul 


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. DAQUI PRA SEMPRE

Manu, Simone Mendes

top2
2. DOIS TRISTES

Simone Mendes

top3
3. Sofrimento Líquido

Lauana Prado

top4
4. João Luiz Corrêa

Outro Mate

top5
5. Coração Está em Pedaços / Fica Comigo

César Menotti & Fabiano

top6
6. Pane no Sistema

Grego, Paulo Pires, ÉaBest

top7
7. Lapada Dela

Grupo Menos é Mais e Matheus Fernandes

top8
8. Eu não dou conta

Israel & Rodolffo, MC Don Juan e João Gomes

top9
9. Mala dos Porta Mala

Gusttavo Lima e Matheus e Kauan

top10
10. Um Mês e Pouco

Zé Neto e Cristiano


Anunciantes